10 de mar. de 2010


Por dentro do metabolismo
É preciso mais do que boca fechada para perder aqueles quilos extras. Esclareça, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre como funciona e o que afeta o ritmo do organismo. E pare de sofrer na hora de subir na balança
Já se pegou tentando compreender por que você come um bolo de chocolate inteiro e não engorda, enquanto sua amiga belisca meia fatia e o ponteiro da balança vai lá longe? Sabe dizer o que é esse tal de metabolismo e se ele varia de uma pessoa para outra? Ou qual a importância da ginástica para mantê-lo em dia? Consultamos um trio de experts em endocrinologia para ajudá-la a decifrar esses e outros mistérios sobre o que dita o bom funcionamento do corpo. Confira as respostas a seguir.
O que é o metabolismo?Imagine a situação: você percebe que não pára de beber água a tarde toda e, ao procurar o motivo da sede, lembra que o peixe do almoço estava muito salgado. Eis uma operação metabólica. O sal da comida elevou sua pressão sanguínea e, a fim de estabilizá-la, o corpo respondeu pedindo líquido, para que você eliminasse o excesso de sal por meio do xixi. "Metabolismo é esse sistema de trocas químicas responsáveis pelo equilíbrio orgânico", resume o endocrinologista Tércio Rocha (RJ), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. "Cada órgão tem seu funcionamento específico, embora todos estejam interligados. Quando comemos, o corpo absorve os nutrientes e elimina o que é desnecessário. Nesse caso, o modo como transforma calorias em energia é o que chamamos de metabolismo."
Por que algumas pessoas comem feito passarinho e engordam como elefante, e outras não?Quem tem o metabolismo em dia geralmente não mostra problemas para manter o peso, desde que obedecendo à equação dieta saudável + atividade física. Por outro lado, pessoas que engordam facilmente costumam ter metabolismo lento. Porém, tudo isso é decisão da genética. "Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente", diz o endocrinologista Luiz Alberto Susin (SC), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Os outros 20% dependem da composição corporal (músculos, gordura, ossos, índice de água no organismo), do sexo (o metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres), da idade (a partir dos 30 anos começa a ficar mais lento) e da temperatura ambiente (em países frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido).
O que torna o metabolismo lento?O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, como explica Tércio. "Imagine o corpo digerindo a proteína e a gordura do almoço quando... pimba!, você manda um pedaço de torta de chocolate. Resultado: ele pára o que está fazendo para absorver o açúcar do doce, que é assimilado mais facilmente, retardando a digestão dos outros alimentos." Ele revela ainda que a farinha refinada de pães, bolos e massas faz um mal danado, pois estressa o fígado e 'envelhece' o metabolismo, tornando-o mais vagaroso. Por último, é a ingestão insuficiente de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas.Escrito por Liasantis às 15h50[
(11) Show de bola, adoro qdo vcs comentam.] [envie esta mensagem] []


dataPost = "";
if (dataPost != "") {document.write("
");}
else {document.write("
");
}

Por dentro do metabolismo

Como é possível acelerá-lo?Reduzindo a taxa de gordura no organismo e aumentando a de massa muscular, já que quanto mais músculos, maior e mais veloz é o gasto calórico. Para conseguir isso, um caminho certo é praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação. "Além disso, a malhação ajuda a transformar glicose e gordura em energia sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que engorda muito", avisa Marisa Helena César Coral (SC), presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ela ensina que o ideal é fazer do treino um hábito, para acostumar o físico e desencadear uma ação metabólica contínua. "Caso contrário, ocorre o mesmo que com os atletas que se aposentam: em pouco tempo eles acabam perdendo músculos e ganhando gordura."

Dietas restritivas retraem o metabolismo?A privação calórica obriga o organismo a trabalhar mais devagar e a gastar menos energia para garantir a sobrevivência. O metabolismo de quem come menos gordura do que o necessário (15 g diárias) também corre o risco de se tornar mais lento, o que é negativo. "Qualquer pessoa precisa desse nutriente para realizar o processo metabólico", alerta Marisa. Mas é preciso saber distinguir entre as gorduras boas, como as do azeite de oliva e das castanhas, e as de origem animal, que são um convite ao colesterol.
Comer várias vezes ao dia queima mais calorias?Sem dúvida. É como se o organismo percebesse que não vai ficar muito tempo sem alimento e passasse a funcionar sem se preocupar em estocar energia. E, como o processo da digestão consome calorias, quanto mais vezes você obriga o corpo a repeti-lo, maior é o volume de calorias queimadas. "Cinco ou seis digestões ao dia são o ideal para acelerar o metabolismo", revela Tércio Rocha. O truque funciona também para você se acostumar a diminuir as porções ingeridas a cada refeição.
Quem não tem tendência para engordar pode comer de tudo, sem medo?Ganhar peso não é a pior conseqüência dos hábitos alimentares ruins. "Se você abusar de açúcar, gordura e alimentos condimentados, por exemplo, pode desenvolver o diabetes, o pior dos males relacionados ao metabolismo do açúcar", explica Tércio. Sem falar no aumento do mau colesterol, no entupimento dos vasos sanguíneos e no risco de problemas cardíacos. A palavra de ordem é bom senso. Afinal, de que adianta ser magra e ter a saúde precária?
O resultado de um metabolismo desregulado é o ganho de peso?Nem sempre, uma vez que esse desequilíbrio pode provocar o efeito oposto também. Disfunções da glândula tireóide são as causas mais freqüentes do mau funcionamento do metabolismo. O hipertireoidismo, doença que ocorre quando há uma liberação exagerada de hormônios pela tireóide, provoca um emagrecimento rápido e anormal, sem que a pessoa mude nada nos hábitos alimentares. Já o hipotireoidismo (que, ao contrário, inibe ou até anula a produção hormonal) torna o ritmo do organismo excessivamente vagaroso. O resultado é o ganho de peso e a sensação de que o corpo todo está funcionando mais lentamente - daí o cansaço e a falta de disposição. "Os dois tipos são perigosos e demandam tratamento adequado, que pode ser à base de medicamentos ou pela reposição hormonal", comenta a médica Marisa.
FIQUE DE OLHO
Quando o ritmo do corpo anda alterado, o aumento ou a perda de peso aparecem rapidinho. Se você nunca parou para pensar se está tudo em ordem com o seu metabolismo, mas vem notando algum dos sintomas abaixo, trate de buscar ajuda.• Queda de cabelo • Suor na palma das mãos• Taquicardia• Prisão de ventre• Dores nas articulações• Fadiga • Cabelo e pele ressecados• Alteração na qualidade do sono• Dificuldade de concentração• Irregularidade no ciclo menstrual
Comer sem pressa !!!
Mastigar os alimentos com calma, saboreando os alimentos, permite uma digestão mais fácil e melhor aproveitamento dos nutrientes.
Quem nunca ouviu que o horário das refeições deve ser respeitado, que é importante mastigar com calma e é errado comer na frente da televisão ou do computador? Mas pouca gente leva estas recomendações a sério, o que é um erro. Segundo a nutricionista Suzana Bonumá*, a tranqüilidade nestes momentos é fundamental para que nosso organismo consiga digerir e absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos ingeridos.
Mas o que significa exatamente comer sem pressa? "Mastigar os alimentos de forma suficiente a transformá-los de sólido a pastoso e permitir que a amilase salivar (primeira etapa da digestão) atue nos alimentos e prepare-os para as próximas etapas da digestão", explica ela.
Não existe um número mínimo de vezes que se deve mastigar cada garfada, mas a dica é triturar os alimentos muito bem antes de engoli-los e isso só se consegue reservando um tempo mínimo para as refeições.
Se você é daqueles que engole a comida em cinco minutos e corre para a faculdade ou o estágio sem reservar um tempo à mesa, precisa começar a mudar este hábito e reprogramar seus horários.
No começo pode ser difícil, mas com o tempo você vai se acostumar a chegar antes em casa ou a se programar para comer em um local próximo ao seu compromisso.
Afinal, um dos pontos importantes quando se fala em alimentação é conquistar uma rotina de horários e consumir alimentos saudáveis regularmente como vegetais, frutas, grãos e cereais integrais, laticínios - e evitar o excesso de açúcar e gorduras.
O poder das proteínasO poder das proteínasAs proteínas são substâncias responsáveis por construir e reconstruir o tecido muscular. Elas promovem o crescimento dos cabelos e unhas, participam na produção de hormônios, impulsionam o sistema imunológico e renovam as células vermelhas do sangue. São formadas por aminoácidos não essenciais, produzidos pelo nosso próprio organismo, e essenciais, adquiridos através da alimentação.Precisamos consumir proteínas diariamente, mas há períodos em que a necessidade do nutriente é maior, como durante o crescimento, após cirurgias, quando estamos feridos, durante a gestação, etc. A recomendação geral de consumo é de 0,8g de proteína por cada quilo de peso corporal. No entanto, algumas pessoas têm necessidade protéica maior do que outras. São elas:- Atletas de resistência ou que façam exercícios físicos intensos. Em geral, são indicados, para eles, de 1,3g a 1,5 g de proteína / kg de peso corporal.- Pessoas em dietas com pouquíssimas calorias. A proteína é, então, utilizada como fonte de energia e não para construir e reparar tecidos.- Pessoas destreinadas que estão iniciando um programa de exercícios. Tal nutriente é essencial para a construção muscular.- Adolescentes em crescimento. Eles precisam de muita proteína, tanto para o crescimento quanto para a prática esportiva.O excesso de proteína pode ser utilizado como fonte de energia, mas também pode prejudicar a saúde e o desempenho físico. Quem consome o nutriente de forma exagerada, normalmente urina mais – isso em função da transformação das proteínas em uréia, substância eliminada pelo xixi. E, cá entre nós, idas freqüentes ao banheiro podem prejudicar o treinamento, além de aumentar o risco de desidratação e sobrecarga dos rins. Sendo assim, é necessário que a quantidade do nutriente no seu cardápio diário esteja adequada. Cada refeição deve conter pelo menos uma fonte de proteína. São elas: proteínas animais – encontramos na carne vermelha, nos peixes, aves, vísceras, ovos, leites, queijos, iogurtes, etc – e proteínas vegetais, encontradas em alimentos como soja, amêndoas secas, manteiga de amendoim, feijão, sopa de lentilha e tofu.Escrito por Liasantis às 13h34
Você está se sentindo “para baixo”? Saiba que algumas medidas servem como alternativa aos medicamentos sintéticos e são excelentes estimulantes para seu corpo e cérebro, além de acessíveis e naturais. A maioria está ligada à liberação de substâncias responsáveis pelo nosso humor e a sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina, mesmo princípio ativo dos antidepressivos. Para injetar uma dose a mais de energia basta combinar algumas das práticas a seguir:
- Pratique atividade física. E não importa qual o tipo de exercício. Vale aquele de te dá prazer;- Consuma proteínas. Alimentos como carnes e laticínios são fontes de triptofano, um aminoácido que alivia sintomas de depressão;- Meditação;-
Fototerapia, que é a exposição à luz artificial;- Uso de suplementos de vitaminas B9 e B12- Uso do extrato de Erva-de-são-joão;- Acupuntura.
Para saber mais sobre o assunto,
clique aqui e veja a matéria da Folha Equilíbrio na íntegra.
Evite discussões sobre alimentos gordurosos e doces ao não trazê-los para dentro de casa. Deixe os refrigerantes, doces, batata-frita e biscoitos no supermercado.
* Sirva água quando seu filho tiver sede. Água é saudável e barata.* Crianças tomam seus pais como exemplo. Então, dê bons exemplos ao comer alimentos saudáveis. Compre e experimente novas frutas e vegetais. Beba água entre as refeições. Estabeleça uma rotina em casa para suas refeições e lanches. Seu filho aprenderá com seu bom exemplo.* Não espere que seu filho goste de um alimento novo na primeira tentativa. Ofereça de novo na próxima semana. Geralmente leva várias tentativas antes que a criança fique receptiva a tentar alimentos novos.

Dicas para alimentação com saúde para sua criança. - Dicas para alimentação com saúde para sua criança. | vieira.spaceblog.com.br

Dicas para alimentação com saúde para sua criança. - Dicas para alimentação com saúde para sua criança. vieira.spaceblog.com.br
Com a vida cada vez mais agitada que levamos, muitas vezes não temos tempo de comer direito, nos sentimos cansados e estressados. É nessas horas que muitas pessoas começam a pensar que tem alguma coisa faltando, que faz com que o organismo não tenha um desempenho tão bom assim. E aí muita gente associa que essa "coisa" são vitaminas e minerais, e é então que aquelas cápsulas aparentemente mágicas começam a fazer parte do dia a dia e sem nenhuma prescrição.
Essa história lhe soa familiar? Então vale a pena saber que a solução dos seus problemas não é necessariamente essa. O que muitas pessoas não sabem é que, assim como a carência, o excesso de vitaminas e minerais também pode ser prejudicial à saúde.
Atualmente podemos encontrar no mercado inúmeras marcas e tipos de suplementos multivitamínicos, mas é preciso ter consciência de que não existe uma fórmula perfeita. Alguns nutrientes presentes em suplementos podem estar em uma quantidade tão pequena que chega a ser insignificante. Por outro lado, alguns podem estar em quantidade muito maior àquela que devemos ingerir diariamente, e o consumo em quantidades excessivas por tempo prolongado pode ter efeitos indesejados.
Outro ponto que deve ser considerado é que os suplementos que já compramos prontos (ou seja, aqueles que não mandamos manipular) vêm na forma de um sal, que não é tão bem absorvida pelo nosso organismo. Sendo assim, grande parte daquilo que ingerimos acaba sendo jogada fora. Alguns nutrientes também podem competir entre si na hora de serem absorvidos, resultando na má absorção de alguns deles (como é o caso do
ferro e do cálcio, que já foi citado aqui no blog). Portanto, se você realmente tiver deficiência de um nutriente específico, um suplemento multivitamínico pode, além de não necessariamente suprir adequadamente a sua necessidade desse mesmo nutriente, atrapalhar na sua absorção. Nesses casos, o ideal é que se consulte um profissional que possa indicar um suplemento específico que vá suprir as necessidades do nutriente em questão.

Mulheres geralmente já são mais preocupadas com uma alimentação saudável do que os homens. Mães, então, parecem desenvolver um senso de saúde ainda mais apurado com relação a si mesmas e também àqueles que as rodeiam, não acham?
Já nem estranhamos quando ouvimos nossas mães falando da importância de comer legumes e verduras, de uma dieta balanceada, pedindo para não comermos besteiras… São tantos cuidados que muitas vezes achamos que elas exageram! Como o dia das mães se aproxima, o Mundo Verde resolveu dar algumas dicas àquelas que estão vivendo a maternidade em plenitude, ou seja, àquelas mulheres que estão carregando no ventre seus filhos!
Gravidez, alimentação e saúde
A alimentação é um dos fatores que merecem maior atenção durante a gravidez. Além da ansiedade natural da espera do bebê, surgem as dúvidas sobre o que comer, quando comer, qual a quantidade correta, etc.

Alimentação saudável para a mãe e o bebê
A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, defende que as mamães não devem cair na lenda de “comer por dois”. Flávia alerta que “a alimentação deve ser variada e adequada às necessidades da gestante para fornecer todos os nutrientes necessários para a saúde da mãe e do bebê”, mas isso não significa comer de tudo a toda hora.
No período da gravidez, o metabolismo trabalha com maior intensidade, devido às alterações hormonais. Por isso, as futuras mães devem repor as energias calóricas e os nutrientes para evitar problemas.
No
site oficial do Mundo Verde você pode encontrar algumas dicas sobre a alimentação ideal para gestantes. Flávia afirma que um pequeno aumento do número de calorias e proteínas, além de uma oferta de nutrientes, vitaminas e minerais, garantirá o equilíbrio nutricional ideal indispensável ao desenvolvimento intrauterino.
Repasse essas dicas para as mamães gestantes que você conhece e deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto!

Os refrigerantes em geral, contêm algumas substâncias como acidulantes e corantes, além dos sucos de frutas e ervas, que vão promover um melhor sabor e aceitação. Os efeitos colaterais destas substâncias ao homem vão depender da sensibilidade individual em causar algum tipo de reação, como por exemplo, uma reação alérgica. Porém um dos componentes certamente presente nos refrigerantes é o açúcar e, naqueles do grupo cola, um acidulante, o ácido fosfórico. O excesso de açúcar, entenda-se tanto no próprio produto para sua fabricação como o consumo excessivo, pode causar cáries, dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar quadros de gastrite, diabetes (além de fatores genéticos, estresse, etc), níveis elevados de triglicérides sanguíneos, o que pode levar ao aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol). Dentre as variedades de refrigerantes existentes no mercado, os refrigerantes mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, que são ricos em cafeína, também presente em outros alimentos: chá preto, chá verde, chá mate e chocolate. A cafeína, em diferentes graus, tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central; revigora e diminui o sono e a fadiga. Por outro lado, provoca uma descarga de adrenalina e, quando consumida em doses muito elevadas, pode desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca. Além da cafeína presente nos refrigerantes do grupo cola, em sua composição utiliza-se o ácido fosfórico. Essa substância pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, podendo instalar a osteoporose. Para quem gosta de refrigerante, mas lutam contra os quilos a mais na balança, os refrigerantes light podem ser uma opção, porém, também devem ser consumidos de forma moderada, pois além de apresentarem os componentes acima citados, contêm adoçantes artificiais. Os efeitos de seu consumo freqüente e eventualmente abusivo a longo prazo ainda são desconhecidos.
Postado por Elisa às
12:01
Marcadores:

Estatísticas